Hoje, vamos te ensinar os primeiros e principais passos de Como Vender Sem Estoque Com Fornecedores de Dropshipping Nacional, a fim de o ajudar a vender no Mercado Livre, B2W, Amazon, entre outros MarketPlaces.
Antes de tudo, o dropshipping Internacional possue inúmeros benefícios bem como rápido retorno financeiro assim como facilidade de lojistica por não precisar de estoque físico. Entretanto, há várias dores de cabeça que certamente tira boas noite de sono de quem trabalha com isso, como por exemplo:
- Legalização perante a Legislação Brasileira
- Taxação de encomendas
- Demora na Entrega
- Entre Outras
Enquanto que o tempo de entrega do Dropshipping Internacional varia entre 12 a 45 dias úteis, no Dropshipping Nacional, dependendo da região que você se encontra, existem casos de a encomenda chegar em até 1 dia útil na casa do cliente.
A princípio, um bom tempo de entrega faz com que haja uma Recorrência Maior de Clientes na sua loja a longo prazo. Em contrapartida, a curto prazo ainda não se equipara ao Dropshipping Internacional, por não ter tanta variedade de produto.
1. Inscreva-se no Mintegra
Em primeiro lugar e principalmente, o primeiro passo da caminhada é se inscrever no serviço Mintegra, pois ele automatizará todo o processo de estoque, preços e pedidos dos seus Fornecedores de Dropshipping Nacional com a sua Loja Virtual e seus Marketplaces.
Há vários Fornecedores Nacionais que já estão integrados ao Sistema Mintegra. Em outras palavras, estes fornecedores já entregaram ao sistema os nomes dos produtos, preços de custo, estoque, imagens, entre outros parâmetros importantes. Em seguida, você poderá trocar o nome do produto, colocar o preço final, entre outras opções eficientes de cadastro.
O sistema automaticamente calculará para você o Lucro final que terá em cada venda. Aliás, é importante salientar que os fornecedores sempre estão atualizando os produtos e cadastrando novos.
2. Entre em contato com Fornecedores de Dropshipping Nacional cadastrados no Mintegra
Em segundo lugar, você precisará entrar em contato com quem irá te fornecer. Há vários grandes players que trabalham com isso. Dentro do sistema Mintegra, você terá fornecedores, como Brands Log, Gazin, Hayamax, Hayonik, Pedido Pet, Pronutrition, Squid Fácil, Entre outros de várias áreas, mostrado na Imagem 1.
Então agora é necessário você escolher um nicho que algum desses fornecedores oferecem para você vender dentro dos MarketPlaces ou para criar a sua Loja Virtual. Entretanto, no início, recomendamos começar nos Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, B2W por já aproveitar da imensidão do tráfego diário. Então só depois criar a sua loja virtual com mais experiência em vendas online.
Todavia, há uma taxa de venda cobrada pelos Marketplaces que varia de 10 a 20% do preço final em cada compra. Mas é um preço que se vale, pois não precisará torrar dinheiro em anúncios pagos nas redes sociais, consequentemente aproveitando o tráfego milionário que estes grandes mercados já possuem.
Em princípio, também é possível não escolher um nicho e vender em todas as áreas, mas saiba que se decidir não escolher uma área específica para atuar, como resultado o seu diferencial provavelmente será o preço e você entrará em uma guerra eterna. Além disso, consequentemente não terá muita recorrência de clientes,pois a sua loja não terá uma identidade própria. Logo, deixe esse jogo de sem nicho para os grandes MarketPlaces e tenha foco.
3. Cadastre-se nos Marketplaces e Escolha sua Plataforma de Loja Virtual
Agora que você já possui cadastro no Mintegra e um Fornecedor na mão, está na hora de preparar a sua loja para vender. Há plataformas online mais em conta, como Loja Integrada, Simplo 7, mas recomendamos começar pela Tray por te dar a opção de integrar a todos os Marketplaces e a sua Loja Virtual ao mesmo tempo, escolhendo individualmente cada configuração: como Nomes, Descrições e Preços diferentes em cada plataforma, controlando tudo pelo mesmo lugar. É uma mão na roda muito importante.
Atenção: Para trabalhar com o Mintegra, escolha uma plataforma de Loja Virtual que já possui integração com o sistema. Pesquise bastante em fórums das plataformas o que estão falando e principalmente se a determinada plataforma servirá para o seu nicho, pois há plataformas que se adapta melhor com o que você está vendendo. Esta parte é muito importante e te evita futuras dores de cabeças.
4. Integração Mintegra x MarketPlaces e Lojas Virtuais com os Fornecedores de Dropshipping Nacional
Em quarto lugar, agora que você já possui quase tudo pronto, é hora de deixar tudo redondo e integrar o Mintegra aos Marketplaces e às Lojas Virtuais. As próprias Lojas Virtuais e o Mintegra já te entregam como fazer para integrar tudo corretamente com tutoriais.
Não vamos nos aprofundar aqui, pois a integração vai depender bastante de qual Marketplace e Sistema de Loja Virtual que você usará. Mas caso tenha alguma dúvida, faça um comentário aqui abaixo no post que o responderemos assim que possível.
Escolha a sua estratégia, a sua persona, e agora trabalhe para construir um bom relacionamento com eles. Sempre se lembre que o seu comprador é uma pessoa assim como você e ele quer atenção. Não esqueça de colocar valor agregado no produto, Estratégias de Marketing Digital e Estratégias de Email Marketing para fazer a sua loja crescer.
O Dropshipping Nacional na maioria das vezes não possui a rapidez dos resultados do Internacional, mas a longo prazo, possui uma vantagem gigantesca de se produzir uma marca, um relacionamento e recorrência em vendas. Aproveite-se disso!
5. Redes Sociais
Em quinto lugar e não menos importante, não subestime o poder que as Redes Sociais possuem. Poste foto dos seus produtos, coisas relacionadas ao seu nicho e construa um canal forte. Não tenha pressa, mas tenha foco e saiba onde quer chegar! Crie uma boa página no Facebook, no Instagram, e conecte-se com o seu cliente final aos poucos, colocando várias ligações de link com os seus produtos na medida do possível.